terça-feira, 30 de abril de 2013

I SEMINÁRIO DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL E INCLUSÃO SOCIAL

Evento realizado pelo Instituto Pró Terra que relatou a importância do tema “Restauração Florestal” frente aos novos cenários das políticas socioambientais a nível nacional, estadual e regional fomentando diálogos na busca de soluções para os desafios, problemas e necessidades atuais entre o social e o ambiental. Tivemos uma Mesa Redonda com:
  
Geóg. Dagoberto Meneghini
Secretaria Est. Meio Ambiente de SP/ Coordenadoria Biodiversidade e Recursos Naturais: Projeto Pomar Urbano e Projeto de Recuperação de Mata Ciliares.
Índio Julio Cesar Piu
Aldeia Araribá/ ONG IDIMAI - Instituto de Defesa do Meio Ambiente Indígena:  Projeto Araribá.
Eng. Ftal. Dr. João Dagoberto dos Santos
Pesquisador NACE-PTECA-ESALQ-USP:
Projeto Restauração Participativa, no contexto da Agricultura Familiar.
Bióg. Ms. Yanina Micaela Sammarco
ONG Instituto Pró-Terra/Fatec-Jahu/OCA Laboratório de Educação e Política Pública ESALQ-USP: Projeto Plantadores de Florestas.
Relato: Plantadores de Florestas de Jaú.



DEBATE SOBRE RESIDUOS SÓLIDOS

As Prefeituras da região de Jaú estiveram presentes em evento realizado no dia 23 de Abril no prédio da Fatec Jahu, com a presença do Sr. Alcides Tadeu Braga (Gerente da CETESB)  e do Sr. Jorge Rocco (Diretor do Meio Ambiente do CIESP), explicando a importância dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos na administração e a Lei da Logística Reversa. Em debate, foram convidados a compor a mesa e fazer uso da palavra, os Secretários e Diretores dos municípios de Mineiros do Tietê, Jaú, Brotas, Bocaina, Botucatu, Bauru e São Manoel. O Secretário Eduardo Abussamra salientou a importância de parcerias entre os municípios, tendo o apoio do Diretor Alexandro Oliveira, que reforçou o assunto e mostrou interesse em implantar uma usina de reciclagem de entulho de construção civil,em consórcio, que receba matéria prima de nossa região, triture e seja reutilizado em nossos municípios.




  

sexta-feira, 19 de abril de 2013

PROJETO SOCIOAMBIENTAL

          A prefeitura municipal realizou três palestras na Escola Municipal Pedro de Oliveira Brandão nos dias 4, 11 e 18 de Abril, com público do entorno da Rua Dionísio Smaniotto, o intuito do projeto é mostrar a importância das galerias pluviais instaladas no bairro e o impacto positivo causado pela escoação correta da água de chuva.
          O projeto abordou três temas com palestrantes voluntários, sendo a primeira reunião com tema BENEFICIOS DA OBRA com palestrantes do Departamento de Assistência Social, a segunda reunião com o tema MEIO AMBIENTE apresentado por RENATA PINCELLI e finalizou-se com o tema SANEAMENTO BÁSICO, abordando as necessidades das obras de esgoto tratado, água potável, manejo de pragas, limpeza urbana, resíduos sólidos e manejo de águas pluviais para uma boa qualidade de vida, com Walter Teixeira da ONG Água Viva. As palestras visam conscientizar e formar agentes educadores quanto à questão ambiental, pois hoje é encontrada grande quantidade de lixo entupindo as galerias e chegando até os rios por elas.







segunda-feira, 15 de abril de 2013

LIXO ELETRÔNICO

               O departamento do meio ambiente de Mineiros do Tietê firmou parceria com a empresa GLOBAL RECYCLING (empresa de reciclagem de peças eletrônicas), na manhã da última quarta-feira dia 10/04/2013, grande quantidade de lixo eltrônico que encontrava-se espalhados em pontos como, prefeitura, delegacia civil, estádio de futebol e depósito de sucatas municipal, foram recolhidos para destinação correta. Materiais  que quando não destinados corretamente podem causar grandes danos ao meio ambiente.
              Mensalmente a empresa fará o trabalho de coleta desses materiais no municipio, peças como: monitores, gabinetes, placas de computador em geral, impressoras, telefones celulares ou fixos, aparelhos de vídeo, DVDs, televisores, ventiladores, pilhas, baterias, entre outros equipamentos eletrônicos, poderão ser entregues nos pontos que serão divulgados em breve por esse Departamento.